Batatinhas temperadas para aperitivo

Essa receita é ótima , muito saborosa mesmo ! E tem um prazo de validade muito longo ...mas geralmente não chegam a durar tudo isso , pelo menos aquí em casa !

Ingredientes 
2 kg de batatas pequenas (as menores que encontrar)
500 ml de azeite
1 xícara de óleo
½ xícara de vinagre de álcool ou maçã
1 colher (sopa) de pimenta calabresa (opcional)
1 cebola grande ralada ou picada
5 dentes de alho socados
1 colher (sopa) de sal
2 xícaras de azeitonas inteiras (opcional)
1 colher (sopa) de salsa desidratada
1 colher (sopa) de orégano desidratado
1 folha de louro (opcional)

Mode de fazer 
Deixe as batatas com casca de molho na água por 30 minutos
Lave - as bem, passando uma escovinha para tirar bem a sujeira
Cozinhe em água, sal e um pouquinho de vinagre, até ficarem cozidas ,mas firmes (não deixe cozinhar muito, não podem ficar muito moles). Escorra e espere esfriar. Se quiser faça uns furos nas batatas com um palito fino para os temperos penetrarem, tomando cuidado para não deformá - las.
Em uma panela coloque o azeite de oliva, o óleo, o vinagre, a pimenta calabresa, a cebola ralada, o alho socado e os outros temperos. Coloque as batatas por cima. Salpique o sal e coloque as azeitonas
Refogue bem por cerca de 20 minutos (não precisar mexer é só sacudir a panela tampada para misturar os temperos). Espere esfriar bem e transfira tudo para um frasco ou travessa grande com tampa. Se necessário, acrescente mais azeite, pois o líquido deverá cobrir totalmente as batatas. Leve à geladeira por, pelo menos, 2 dias antes de servir
Dicas:
Sacuda bem o vidro 1 ou 2 vezes por dia e antes de servir, para misturar bem os temperos que afundam, as batatas que ficam em cima tendem a ficarem menos saborosas do que as de baixo.
Use sempre um talher limpo e seco para tirar as batatinhas, assim sua conserva não vai estragar.