sexta-feira, março 23, 2012

Receita fácil de pão recheado

Pão de ...azeitonas, linguiça, o que você quiser !

Okay pessoal, eu sempre achei que não conseguiria fazer pãezinhos em casa, sem ser os de liquidificador ... sabe aqueles de colocar a mão na massa, sovar e etc...pois é, mas por um milagre eu consegui e ficaram D-E-L-I-C-I-O-S-O-S !

Em minutos, acabamos (meu marido , minha mãe e eu) com 2 pães grandes de azeitonas .

A receita é básica , não requer muita habilidade com massas (sou prova disto) e o melhor é que você pode colocar o recheio da sua preferência. Azeitonas , ou linguiça , ou tomate seco , ou peperoni ...o que a sua fome pedir ...rsrsrs

Vamos à receita !

Ingredientes
1 ovo inteiro 
1 colher de manteiga 
1 colher sopa de azeite 
1 fermento Fleichmann ( aquele quadradinho )
1 x de leite morno
1 pitada de sal
3 x de farinha de trigo 
Recheio
Da sua preferência ...
(os da foto são de azeitonas : um com tomate e o outro com um pouco de cream cheese )

Modo de fazer 

Numa tigela coloque o leite ,o fermento e misture bem até dissolver.

Em seguida, acrescente a manteiga, o azeite, o ovo, o sal, misture bem e de pouco em pouco. 
Coloque a farinha até soltar das mãos. Cubra com filme plástico e um pano grosso e deixe descansar por 1 hora fora da geladeira.

Enquanto a massa descansa, você pode preparar o recheio: refogue +- 500 g de linguiça ( tire a pele ,se preferir ) na própria gordura ,com cebola picada, azeitonas, orégano, tomates picados e no final um pouco de salsinha. Deixe esfriar bem para poder rechear os pães.

Separe a massa em duas partes iguais (vai render 2 pães de +-25 cm). Abra a massa numa superfície lisa e enfarinhada com o rolo de macarrão, como se fosse para rocambole, e espalhe o recheio. Enrole.
 
Coloque em uma forma untada com óleo ,deixando espaço ente os 2 pães ou , se preferir , coloque cada um em uma assadeira.Pincele a parte de cima dos pães ,com uma gema misturada num pouco de café , para dar um resultado final mais bonito.

Asse em forno médio , por +- 40 minutos.

Bom apetite 

"