segunda-feira, março 02, 2020

Como fazer Tarte Tatin

A Tarte Tatin (lê-se "tatan") é uma tarte de frutas típica francesa, inventada pelas irmãs Tatin. 

Consiste em uma torta normal de fruta, com a especial particularidade de ser confeccionada ao contrário, ou seja: na forma colocam-se as frutas e por cima, a massa. Ao desenformar, após cozedura no forno, esta fica com as frutas no topo.


Um pouco de história ...
Esta é uma das histórias mais célebres da gastronomia francesa. Ela tem sua origem no final do século XIX em um hotel-restaurante no centro da França, na Sologne.
O Hotel Restaurante existe até hoje

Duas irmãs, Caroline e Stephanie Tatin, eram proprietárias do hotel-restaurante situado perto da estação de trem e bastante concorrido na região. Caroline, a mais nova, se ocupava do salão e Stephanie ficava na cozinha. A especialidade da casa, que na verdade é uma especialidade de toda a região da Sologne, era a torta de maça perfeitamente caramelizada e macia.
Um belo dia, perturbada por um cliente importante e apressado, Caroline chega na cozinha clamando a famosa sobremesa. Stephanie, na pressa e na emoção, na hora de colocar na assadeira inverteu a ordem da massa e das maçãs. Sem tempo de preparar outra, serviram a sobremesa daquele jeito mesmo, assim que ela saiu do forno.
E assim nasceu a Tarte Tartin.
Fruto de um erro para uns, golpe de gênio para outros. O fato é que hoje esta receita é um sucesso mundial

Receita Tarte Tatin

Ingredientes:
170 g de farinha
70 g de manteiga
20 g de açúcar
1 pitada de sal
1 ovo
6 a 8 de maçãs (de preferência variedade Gold bem amarelinhas)
80 g de manteiga derretida
130 g de açúcar granulado
suco de 1 limão

Uma outra boa opção é usar massa folheada já pronta, também fica divino!

Modo de preparo:
Misture a manteiga, a farinha, o açúcar e sal usando a ponta dos dedos.
Quanto estiver bem misturado e com aspecto de areia, adicione o ovo e ligue tudo, trabalhando a massa o menos tempo possível. Se necessário, adicione uma colher de café de água para ajudar a dar liga. Deixe descansar 30 minutos na geladeira.
Abra a massa numa superfície enfarinhada. Deite a massa aberta em uma forma redonda, untada e com cerca 24 cm de diâmetro.

Descasque as maçãs. Corte em quatro pedaços, retire as sementes e adicione o suco de limão. Misture delicadamente. Em uma forma redonda, que possa ir no fogão e no forno, junte o açúcar a seco em fogo baixo e deixe caramelizar sem mexer. Depois arrume as maçãs em forma de coroa, coloque uma ou duas no meio. Junte a manteiga cortada em pedaços.
Tire do fogão e cubra o caramelo e as maçãs com a massa. Importante: pressione bem a massa contra a forma, para evitar que o suco saia e cubra a massa. A calda deve ficar presa, debaixo da massa. Asse no forno a 180 graus pré aquecidos por cerca 30 minutos.

Não desenforme imediatamente, você correrá o risco das maçãs ficarem coladas no fundo. Espere uns bons 10 minutos. Para desenformar, vire a forma de cabeça para baixo em um prato de torta. Sirva quente.

Serve 4 pessoas. 

"